quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lada Niva 93

Cara, esse dá até um nó na garganta só de lembrar... Acho que foi o carro que mais deixou saudades, talvez por ter sido o primeiro ou por ter sido minha cobaia para "brincar de lego" como diziam meus amigos. O fato é que eu comprei ele lixão e ao longo de 3 anos fui acertando, melhorando e principalmente gastando $!! Acho que gastei uns três Nivas só nele (rs)!

Mas antes de começar a contar sobre ele eu tenho apenas uma declaração quanto ao Niva: teria outro, mas com algumas condições... Você vai entender ao longo do texto...

Quando eu comprei esse carro o que mais chamava a atenção é que ele estava sem acabamento interno... isso mesmo o assoalho do carro estava sem carpete, tapete, não tinha nada! Bom, mas pelo preço que eu estava pagando, estava ótimo!

Pesquisa daqui, entra em listas de discussão ali e lá estava eu na calçada da casa da minha avó com um esmeril na mão lixando o assoalho do carro para reformá-lo! Cace%$, deu um trabalhão! E como eu estava fazendo faculdade e trabalhando não deu tempo de fazer tudo de uma vez só, ia por etapas, para meu desespero e da minha namorada. A primeira foi a lixa e o primer, ou seja, isolamento térmico nenhum!! Eis que o esperto aqui resolve viajar no ano novo para a região dos lagos, resultado: que forno!! Minha mulher quase foi a pé...

Passada a saga da reforma interna, mandei o dito cujo para a lanternagem! Outro pega pra capá! Mas no final das contas ficou bom.No meio de tudo isso, fiz cabeçote completo, coloquei carburador Weber 460, troquei bobina, pintei rodas, troquei retrovisor, fiz embreagem, faróis de milha, lutei bravamente com problemas de rolamento das rodas dianteiras... Enfim, aprendi tudo sobre mecânica, na marra!


E quando ele estava prontinho, filé, sem dar sinais de problemas (nos dois últimos meses...), vendi! Vai entender né? Acho que como ele estava pronto ficou tudo muito monótono...

Mas tá aí, um carro que me traz muito mais boas lembranças do que se pode imaginar. Há quem diga que ele não serve pra nada, uma lata velha antiga, não anda, não freia, não isso, não aquilo, mas se tem uma coisa que nenhum outro carro meu ou que eu tenha dirigido me proporcionou foi respeito no trânsito, todo mundo abre caminho para ele! Uma salva para o russinho!

Ah, e em quais condições eu teria outro niva? Tendo dinheiro para uma reforma de lataria, kit 1.7 + kit comando Aerocar ou ap 1.8 MI, pivôs da D20, junta homocinética (se bem que o meu nunca tremeu) e ar condicionado decente, não o famigerado "gela saco"! Mas isso não existe são devaneios da minha mente, né?!

Abraços e até a próxima!!

2 comentários:

  1. Oi Amor!!
    Com certeza eu quase fui a pé naquela época q seu carro não tinha isolamento térmico... putz, eu cozinhei indo pra RO!!!
    Mas esse carro tem muito mais história do q vc postou:
    >> E quando ele rebocou a L200 qdo afogada no mar?
    >> E vc chorando qdo a pintura ficou pronta: "Eu sempre quis um niva bonito"...
    >> E as piscadinha de farol qdo via um outro niva?? Era um máximo!!!
    >> E qdo ele simplesmente parava de funcionar, tipo na serra de Petrópolis, nas dunas em Cabo Frio ou a caminho de Arraial do Cabo? Isso vc esqueceu né!!

    BB da minha vida, vc pode ter qtos nivas vc quiser, contanto q eu tenha um outro carro pra te rebocar sempre q necessário!!
    Te amoooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Não lembro quais das meninas do lab quase apanhou quando chamou teu Niva de "Brasília com suspensão alta" - uauauauaua... Confesso que jamais entendi tua paixão por essa lata soviética, porém nunca mais te vi brincar de carro da mesma maneira ou com a mesma alegria ;-D
    Qual o próximo?!!!

    ResponderExcluir